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Leia maisQuando acompanhadas de uma estratégia consistente, que acompanha as tendências digitais e contempla as variações de comportamento do público, as redes sociais são ótimas ferramentas para engajar, atrair e converter leads. Assim que uma nova rede social aparece, você já deve mantê-la no seu radar. Isso porque é muito mais fácil estabelecer o seu espaço e atrair o seu público logo no começo do que depois que todo mundo já usando a rede. Por esse motivo, falaremos no texto de hoje sobre o TikTok: a rede social que é a novidade dos últimos anos.
Douyin + musical.ly = TikTok
O Douyin é uma rede social de vídeos curtos chinesa, lançada em 2016, pela empresa ByteDance. O aplicativo é exclusivo para o mercado chinês, por ser adaptado às restrições do país. Em 2017, a ByteDance comprou o musical.ly, uma rede social de lip-sync, que já estava no mercado desde 2014 e contava com milhões de usuários. Após a aquisição e algumas mudanças, o aplicativo ficou conhecido como TikTok.
Em 2018, o aplicativo foi o mais baixado em 2018 nos Estados Unidos e, no início de 2019, junto com o Douyin, o TikTok atingiu a marca de um bilhão de downloads no mundo. Apenas em março desse ano, o aplicativo foi baixado cerca de 104 milhões de vezes.
Com todos esses números eu te pergunto: a sua empresa já está nessa rede social?
Você já tem uma estratégia de social media para as diferentes redes sociais da sua empresa? Se sim, você já sabe que não é recomendado se posicionar do mesmo jeito, ou apenas replicar as postagens, em todas elas. Isso porque cada aplicativo tem uma audiência, com hábitos e comportamentos completamente diferentes uns dos outros.
Por esse motivo, é preciso entender as características gerais do público que usa cada rede. A audiência do TikTok é majoritariamente composta por jovens com idades entre 16 e 24 anos (cerca de 41%). Além disso, o público feminino é cerca de 10% maior que o público masculino.
Outros aspectos relevantes são que o 90% dos perfis cadastrados acessam o aplicativo ao menos uma vez por dia. Os usuários da rede também são caracterizados pelo alto nível de engajamento.
Para aumentar a sua presença no digital, dois pontos essenciais são: estar presente em vários canais e produzir conteúdo relevante e de qualidade. Mas, se esse argumento não for o bastante para você investir no TikTok, existem alguns outros pontos que você deve levar em consideração.
Dois grandes valores da plataforma são o enorme potencial de alcance e o alto engajamento dos usuários. O TikTok tem um engajamento acima da média das outras redes sociais por vários fatores mas, o principal deles, é que o usuário consome na plataforma materiais que incentivam esse comportamento. Ou seja, se você produzir vídeos curtos que chamem a atenção do público, os usuários certamente irão engajar.
O engajamento aliado ao grande potencial de alcance da rede favorecem o desenvolvimento de um maior reconhecimento para a sua marca na internet. Se você produz conteúdo relevante e de forma atrativa e consistente no TikTok, trazer as pessoas que te acompanham na rede para as outras redes sociais da sua empresa ou para o seu site se torna um trabalho muito mais simples.
Porém, para isso e preciso entender qual é o teor do conteúdo postado no app, além de dominar as funcionalidades da plataforma. Fazendo isso, você perceberá rapidamente que o TikTok não é a melhor mídia para divulgar propagandas publicitárias. Se fossemos encaixar o TikTok no funil de conversão, o aplicativo seria uma estratégia de topo e meio de funil.
Mais do que qualquer outra rede, a chave para o engajamento e a viralização no TikTok são os conteúdos originais. Vale lembrar que isso não quer dizer que você não deve embarcar na onda dos challenges e das dublagens, nada disso. O que queremos dizer é que, ao fazer esse tipo de conteúdo ou qualquer outro, é essencial fazer uma abordagem única, além de trazer os desafios para o contexto da sua empresa.
Para ter sucesso na rede, é necessário fazer uma análise e realizar uma abordagem estratégica. Entenda qual é a sua persona dentro do app e, assim, planeje conteúdos que serão relevantes para ela.
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