Válvula

De acordo com uma pesquisa realizada pela Constant Contact, agência americana de marketing digital, “Empresas que engajam com seus consumidores através das redes sociais conseguem entre 20-40% mais vendas por cliente, comparadas com empresas que não se preocupam com isso”.

Por esse motivo, hoje vamos dar dicas e táticas valiosas que vão te ajudar a entender melhor esse universo, onde quem não faz a diferença não se destaca: desde anúncios pagos em plataformas do tipo Facebook Ads, até a produção de lives, webinars e parcerias com influenciadores digitais. Em resumo, saiba que só há benefícios para lojas virtuais investirem em mídias sociais. Pensando nisso, a Válvula preparou um guia com 4 estratégias de social media para e-commerces. Confira!

O poder dos digital influencers

Como descobrimos no artigo Tudo sobre o Google Avaliações do Consumidor, 56% dos clientes online leem análises e reviews antes de comprar qualquer coisa. Nessa mesma linha de raciocínio, a Digital Wellbeing realizou uma pesquisa e identificou que 92% dos clientes confiam mais em recomendações e análises vindas de desconhecidos, do que em anúncios ou recomendações vindas da própria empresa.

Ou seja, ter alguém dizendo que conhece, usa e acha seu produto ou serviço bom é uma boa estratégia para conseguir mais vendas. No entanto, ela deve ser executada com muito cuidado e honestidade. Mas os influenciadores digitais podem te ajudar a trazer mais visibilidade à sua marca.

Procure por influenciadores que já usam ou recomendam o seu produto, faça uma parceria com eles, mas muita atenção para que sua parceria não pareça só uma compra de espaço na rede social do influenciador. A confiança é a chave do negócio!

Além disso, deixe os influenciadores muito conhecidos e famosos de lado. Eles já não fazem parte dos “desconhecidos” estudados na pesquisa da Digital Wellbeing. Procure por influenciadores pequenos, de nichos específicos, com menos seguidores, mas seguidores fiéis e confiáveis, para os seus seguidores eles parecem mais como amigos e conselheiros do que agentes do mercado.

Teste A/B

Testes A/B são estratégias de marketing fundamentais, principalmente para o comércio eletrônico. Nas redes sociais, funciona de forma analítica, quando você cria dois tipos de anúncio ou publicação e testa para ver qual tem mais engajamento.

O principal objetivo de um teste A/B é entender melhor como os seus clientes preferem que seus conteúdos sejam compartilhados. Funciona muito bem para estudar o seu público-alvo também.

Por exemplo:

Crie duas publicações iguais, mas na publicação (A) encha o texto de emojis e na outra (B) não. Repare qual gera mais engajamento e assim perceberá como seu público-alvo prefere o estilo do seu conteúdo nas redes sociais.

Facebook Pixel

O Facebook Pixel é uma ferramenta de análise de dados, que oferece ao administrador da página insights sobre o quanto seu anúncio foi eficiente. Além disso, o Facebook Pixel garante dados para entender o comportamento dos leads que visitam o seu site.

Com eles é possível descobrir onde fazer retargeting, investindo em anúncios onde leads fizeram algum tipo de ação dentro do seu site. Esse anuncio no “lugar certo na hora certa” encoraja o lead a terminar o que começou, ou seja, mais leads indo para o final do funil de vendas.

O Facebook Pixel te ajuda a conseguir que mais leads:

  • Realizem uma compra.
  • Se inscrevam na sua newsletter.
  • Descubram mais produtos e conteúdos do seu site.
  • Ou qualquer outra call-to-action.

Assim você forma um grupo específico, com pessoas que por exemplo, colocaram um item no carrinho e não finalizaram a compra. O Facebook Pixel permite que você encontre e se comunique com esses grupos específicos. O que é uma ferramenta indispensável para qualquer e-commerce.

Live Stream

De acordo com o portal E-commerce Brasil, a China está revolucionando o mercado de e-commerces usando live streams para engajar leads em plataformas de comércio eletrônico. O segredo dos chineses foi unir o poder dos influenciadores e do marketing de conteúdo para conseguir mais vendas.

“Taobao Marketplace da Alibaba gerou mais de 100 bilhões de RMB (US$ 15,1 bilhões) em volume bruto de mercadorias em 2018, um aumento de quase 400% ano a ano”.

As lives se tornaram uma estratégia indispensável de mídias sociais para e-commerce. De acordo com Neil Patel, 80% das pessoas preferem assistir uma live a ler um post do blog e 82% das pessoas escolheriam ver uma live a qualquer outro tipo de conteúdo.

Mas lembre-se, as lives, assim como as parcerias com influenciadores devem ser autênticas e honestas. É importante investir em lives pois elas dão uma cara moderna para sua marca. Esse tipo de conteúdo dinâmico dá chance aos leads de se identificarem, tirar dúvidas e conhecer mais sobre sua marca.

O que achou das estratégias? Quais dessas você já usa? Se não quer perder outros conteúdos como esse segue a gente no Facebook! Além de não perder as atualizações você fica por dentro do universo do marketing digital!

 

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