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Leia maisO número de usuários do Instagram já passa de 1 bilhão e cresce mais a cada dia. A plataforma é formada por um conjunto de elementos que moldam o comportamento dos usuários, como a rapidez, a efemeridade, o grande consumo de conteúdo em imagem e vídeo e a alta interação.
Essa junção de fatores faz com que a plataforma seja o lugar ideal para quem quer marcar presença no digital. Entretanto, para se destacar na rede, é preciso ser capaz de atender e superar as expectativas do público, além de entender como usar o algoritmo da plataforma ao seu favor. Por esse motivo, é necessário traçar uma estratégia assertiva de mídias sociais para a sua empresa, contemplando todas as novidades e funcionalidades da plataforma.
Uma das ferramentas do Instagram com grande potencial para ser explorado pelas empresas é o IGTV. Se você quer entender melhor sobre o que é, como funciona e como produzir conteúdos atrativos para o seu público usando o IGTV, continue acompanhando este texto.
O Instagram é conhecido, principalmente, pela rapidez e pela efemeridade. Por isso, quando pensamos em Instagram, é natural pensarmos em vídeos curtos, posts que se perderão no feed em poucos dias e stories de até 15 segundos, que durarão por apenas 24h. E é nesse contexto que surge o IGTV. A ideia era suprir uma carência da plataforma: o compartilhamento de conteúdos mais longos e com qualidade mais “profissional”.
O aplicativo permite que contas grandes e verificadas publiquem conteúdos com até uma hora de duração e contas menores conteúdos de 10 minutos. O recurso funciona de forma similar ao YouTube: cada usuário tem a sua conta e pode publicar os vídeos que produzir. No início, os vídeos upados na plataforma deviram ter formato vertical, outrora que o Instagram pertence originalmente ao universo mobile. Entretanto, hoje em dia a plataforma já permite a publicação de vídeos no formato horizontal.
Antes de tudo, é necessário ter uma conta no Instagram para poder explorar o recurso. Feito isso, é necessário criar o seu canal. Para fazer isso, você pode usar o aplicativo do próprio IGTV, no celular ou no computador. Depois de acessar o aplicativo, faça login com a conta do Instagram da sua empresa. Por fim, para criar o seu canal, basta clicar na foto do seu perfil e depois em “Avançar”.
Para subir um vídeo na plataforma, basta clicar no ícone “+”, que fica próximo ao recurso “Explorar”. O vídeo selecionado deve ter mais de 15 segundos e máximo e 10 minutos, para perfis pequenos, ou 1 hora, para perfis grandes.
Estima-se que para postar vídeos com até 1 hora de duração, seja necessário ter mais do que 10-15 mil seguidores ou uma conta verificada pelo Instagram. Depois de selecionar o vídeo, preencha os campos de título e descrição e selecione a foto de capa do vídeo.
O ideal é que o título tenha entre 20-25 caracteres. Mais do que isso, a plataforma corta algumas palavras. Outro ponto importante é que na parte da descrição, diferentemente do feed convencional do Instagram, os links inseridos são clicáveis! Depois de conferir se tudo está certo, é só publicar.
Importante: a versão mobile do aplicativo do IGTV não permite alterar as publicações depois de postadas. Caso seja necessário, você deverá alterar via desktop.
Na hora de escolher a capa do seu vídeo, você pode escolher uma imagem da galeria ou selecionar um frame do vídeo que seja adequado. Além disso, o IGTV tem integração com o Facebook, ou seja, você pode optar por compartilhar o conteúdo simultaneamente na página do Facebook da sua empresa. Por fim, clique em “Postar” para compartilhar o seu vídeo.
Depois de publicar o seu primeiro vídeo no IGTV, aparecerá uma aba no perfil do Instagram da sua empresa, com o ícone do IGTV, que permitirá com que os usuários encontrem seus vídeos publicados em um só lugar, como podemos observar na imagem abaixo.
A resposta é simples: depende! Em qual segmento a sua empresa atua? Como o seu público se comporta? Quais são as necessidades e expectativas dele? Para saber qual conteúdo produzir para o IGTV você precisa, antes de tudo, conhecer muito bem a sua persona e entender como ela se comporta no Instagram.
A ideia é que os conteúdos do IGTV sejam mais bem produzidos do que os stories, por exemplo. Mas calma, não precisa ter uma produção gigantesca e equipamentos caríssimos para fazer um conteúdo bacana para a plataforma. Outro ponto importante para ser levado em consideração é a possibilidade de gravar conteúdos mais longos. Pensou em um vídeo que ficaria grande demais para os stories? Ou tem um conteúdo super bacana para um post mas acha que a legenda vai ficar tão grande que ninguém vai ler? Transformar essas ideias em vídeos para o IGTV pode ser uma boa alternativa se você não souber por onde começar.
Além disso, o IGTV é um ótimo espaço para mostrar bastidores da sua empresa, explicar conteúdos que resolvam dúvidas e problemas do seu público, fazer vídeos em formatos de listas e dicas, entrevistar especialistas, responder perguntas e muito mais!
Gravar o vídeo é só o começo. Certifique-se de elaborar uma boa descrição para o seu vídeo. Lembra que mencionamos que na descrição dos vídeos do IGTV os links são clicáveis? Aproveite esse recurso para divulgar conteúdos do seu blog ou do seu site para aumentar o tráfego para essas páginas.
Além disso, assim como nas publicações tradicionais do Instagram, as hashtags desempenham um papel essencial. Por isso, realize uma busca e identifique quais são melhores para serem usadas em cada um dos seus vídeos.
Outro ponto importante é que o IGTV oferece o “Insights”, um recurso que permite com que você veja informações como número de espectadores do seu vídeo, gráficos que mostram por quanto tempo o seu vídeo foi assistido, número de comentários e muito mais. Essas informações são essenciais para que você apresente uma constante melhora nos conteúdos compartilhados no seu IGTV.
Por fim, vale lembrar que interagir com o seu público é essencial. Responda comentários, converse e responda dúvidas. Lembre-se: o seu público quer estabelecer um contato mais próximo com a sua marca, então não deixe ele falando sozinho.
Agora que você já sabe para que serve e como você pode utilizar o IGTV para a sua empresa, está pronto para testar essa ferramenta? Se você já usa o IGTV na sua empresa, conta pra gente aqui nos comentários a sua experiência!
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