Válvula

Com o advento das redes sociais, houve uma nítida mudança no comportamento do consumidor. Hoje em dia, ele prioriza e se fideliza às empresas que tenham bom relacionamento com seus cliente e marcas que conseguem atender suas necessidades, de forma rápida e precisa. Além desse fator, ele  precisa se identificar com a marca e com os seus produtos. 

O crescimento das redes sociais tornou o cenário ideal para os donos de e-commerce. A agilidade de atendimento no processo de compra tornou o comércio eletrônico perfeito para quem não tem tempo (ou não gosta) de sair de casa para ir às compras. 

Segundo dados do Crunchbase, estima-se que, em 2020, o faturamento das vendas em e-commerce aumente cerca de 21,3% em relação a 2019.

Fatores como a praticidade, a possibilidade de comprar de qualquer lugar do mundo e, muitas vezes, o preço contribuem para esses resultados. Por esses motivos, mostrar-se presente nas redes sociais – principalmente no Instagram – pode ser o melhor caminho para o seu negócio.

O impacto do Instagram

Quando o assunto é vendas, a internet nos traz um mar de possibilidades. Dentre as plataformas mais usadas, o Instagram é a mais popular, e consegue ter até 15 vezes mais engajamento que o Facebook, embora este tenha o dobro de inscritos. 

Mais de 1400 marcas grandes estão presentes no Instagram, obtendo um resultado médio de cerca de 1,5 bilhão de curtidas por dia, segundo dados do Sebrae. Só por essa informação já é possível ter uma noção do tamanho da força que essa plataforma pode dar para o seu e-commerce.

Por diversos motivos, o Instagram pode ser exatamente o recurso que o seu e-commerce precisava para amplificar sua receita, engajar o seu público e melhorar o reconhecimento da sua marca. Porém, além de simplesmente criar um perfil comercial no Instagram, é necessário traçar estratégias específicas para o seu negócio para obter bons resultados com a plataforma. Para isso, nós separamos três dicas para você. Vem conferir!

1 – Monte um planejamento eficaz

Assim como em toda estratégia, você precisará traçar o um objetivo. Então, antes de qualquer coisa, é preciso saber, de forma clara, o que você quer gerar com o Instagram?

Reconhecimento? Engajamento? Conversões?

Trace objetivos específicos, mensuráveis e alcançáveis, que façam sentido para o seu negócio. Depois que você define qual é o seu objetivo, entender quais são as melhores estratégias fica bem mais fácil. Vale lembrar que os objetivos podem ser temporários e que você pode alterá-los conforme a sua necessidade. 

Elabore um cronograma com os conteúdos que deseja compartilhar em cada dia. Teste, no começo, diversos horários e dias da semana para identificar quais dão melhor resultado. E lembre-se: a análise dos dados deve ser feita antes, durante e depois de cada ação, assim você saberá quais ajustes deve fazer.

Entendeu a ideia?

2 – Crie o cronograma

Defina um ritmo de postagens que seja bom para o seu público e bom para você. Depois, decida o tema de cada uma das postagens que serão feitas. Faça isso sempre pensando na sua persona. Isso fará com que seus posts não sejam sempre os mesmo, além de te ajudar a perceber quais tipos de postagens dão mais certo e quais não. 

Após definir os temas e as postagens, monte um cronograma mensal mais detalhado. Por exemplo, se às segundas-feiras você decidiu que irá fazer posts sobre produtos, defina sobre quais produtos você vai postar em cada segunda-feira do mês. 

Atenção: lembre-se de colocar no seu cronograma todos os formatos de postagens (feed, stories, lives e IGTVs). Assim você explorará melhor todas as possibilidades da plataforma e conseguirá atingir mais pessoas. 

3 – Produza conteúdo de qualidade

Muito mais do que usar a plataforma para apenas vender, você precisa produzir um conteúdo de qualidade para o seu público. Isso fará com que ele crie uma identificação com a sua marca e engaje mais com as suas publicações. Assim, sua audiência será fiel e, quando precisarem comprar um produto ou contratar um serviço, escolherão o seu. 

Além disso, o cronograma irá garantir que você tenha sempre conteúdos relevantes para o seu público e consiga manter a frequência de postagens. 

Dica: os textos com mais de 3 linhas são “cortados” pelo Instagram. Por isso, invista em textos mais curtos, carrosséis de imagens ou em frases atrativas logo no começo, que instiguem o usuário a clicar para ver o restante da sua legenda. 

Não esqueça das análises

Faça pesquisas com os seus seguidores através de perguntas nas legendas das fotos e dos recursos dos stories, como as enquetes. Além disso, analise as respostas e os resultados que você obteve com cada publicação. Dessa forma, entender o que o seu público gosta e o que ele espera de você se torna uma tarefa muito mais fácil. A partir dessa análise, ajuste o seu planejamento para o próximo mês. É importante lembrar que esse processo de análise e ajuste deve ser feito rotineiramente, para evitar que o seu público perca o interesse no seu conteúdo.

O Instagram é capaz de aproximar as marcas e seus clientes. Por esse motivo, manter-se presente na rede e mostrar-se disponível para o seu público (respondendo comentários, produzindo conteúdos e até repostando suas marcações) é crucial para o bom desempenho da sua empresa na plataforma. Ter um bom planejamento e um cronograma definido te ajudará a tornar essa tarefa mais fácil!

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