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Leia maisO e-commerce vem apresentando crescimentos anuais de cerca de 20% no Brasil. A tendência é clara: uma loja virtual pode alavancar muito as vendas e reduzir os custos, além de oferecer um controle maior sobre o seu negócio, pois você consegue monitorar todas as etapas de venda através do seu computador. Com a chegada da pandemia do novo coronavírus no Brasil, esses números aumentaram significativamente, mas não só com relação ao crescimento anual de vendas.
Uma pesquisa realizada pela Ebit | Nielsen após o reconhecimento do primeiro caso do vírus no Brasil reporta que dois outros índices importantes também tiveram crescimento. O primeiro é o número de pessoas que compraram pela primeira vez de forma online, ou seja, novos consumidores. O segundo é a busca por novos produtos. Destacam-se a área da saúde, que teve alta de 131% no faturamento, o dobro do consumo de produtos eletrônicos em março, e as áreas de beleza e perfumaria, que apresentaram um crescimento de 74%.
Com o aumento das oportunidades de mercado, do número de consumidores e do faturamento, naturalmente vemos muitas empresas migrando para o comércio digital. Contudo, algumas dessas empresas não têm know-how suficiente para atrair clientes.
Veja abaixo a nossa lista de estratégias que vão ajudar você a destacar seu e-commerce!
Se você acha que todas as lojas virtuais são iguais, pense novamente. Cada e-commerce de sucesso tem uma diferenciação que o destaca dos demais no mercado. O diferencial pode estar atrelado ao produto em si, ao posicionamento da marca, ao atendimento, à forma como o produto é embalado e enviado, à matéria prima que você utiliza, entre outros. O importante é descobrir qual é o diferencial do seu e-commerce e como ele te torna original e incomparável no mercado.
Ao invés de se preocupar apenas com a concorrência, dê também atenção à sua proposta de valor. O concorrente pode obter as melhores ofertas, então você tem que pensar o que você tem a oferecer para o seu consumidor que seja único. A proposta de valor vai te definir como marca e também deixa claro seu posicionamento para o público.
Agora que você já definiu sua proposta de valor, está na hora de pensar no seu público. A segmentação é feita a partir de dados do seu consumidor: aspectos físicos, psicológicos, demográficos e geográficos. Quanto mais específico você for, mais certeira será a sua comunicação.
Ao segmentar o seu público de forma eficiente, você consegue planejar toda a comunicação da sua loja e dos seus produtos. A comunicação vale para todos os textos do seu site, nome e descrição dos produtos, atendimento, textos de redes sociais, e qualquer outro tipo de comunicação que você tenha com o seu público.
É importante para o público poder conhecer e confiar na sua empresa. Deixe claro para o seu cliente a personalidade e os valores da sua marca, dessa forma o consumidor passa a enxergar a compra como um investimento ao invés de um gasto.
Hoje em dia, com a disseminação da internet, o público tem mais voz e a sua opinião conta mais do que nunca. Mantenha valores claros e siga firme com o seu posicionamento, principalmente em momentos de crise. A confiança do seu cliente na sua empresa é um dos ativos mais valiosos que você vai ter.
É inegável que a internet trouxe o marketing de conteúdo para uma posição importante dentro as empresas. Esta estratégia pode criar relacionamentos duradouros com seus clientes, além de atrair novos consumidores para o seu e-commerce, de forma orgânica.
Para planejar sua estratégia de marketing de conteúdo, é importante atender às características e interesses da persona da sua empresa. Reflita sobre quais posicionamentos e valores você quer ser lembrado. Outro fator importante a ser considerado é o formato do conteúdo, o que é mais relevante para o seu público? Textos, imagens ou vídeos?
As redes sociais são um ótimo lugar para começar a postar conteúdos relevantes, pois, além de gratuitos, os conteúdos possuem uma audiência enorme. Produza conteúdo com base nos interesses do seu público, aproveite para falar do segmento do seu produto, tire dúvidas frequentes e, claro, exponha o seu produto!
Uma dúvida muito comum dentro do setor de e-commerce é em relação às redes sociais. Alguns opinam que a rede social deve ser como um catálogo da sua loja e outros as consideram apenas um canal de relacionamento. Na verdade, as redes sociais podem ser excelentes canais de venda! É importante enxergar o perfil do seu negócio como um complemento do seu e-commerce.
Provavelmente, muitos dos seus consumidores vão chegar à sua loja virtual através da sua rede social, ou seja, é a primeira impressão que o público terá da sua marca. Por isso, é de extrema importância encarar as redes sociais com profissionalismo e dedicação.
A maioria dos empreendedores torce o nariz ao ouvir sobre promoções, principalmente quem está começando no mercado. Porém, esse tipo de ação pode trazer mais lucros do que apenas esperar que as vendas aconteçam.
Uma forma de utilizar esse recurso é criando promoções de curto prazo. Neste formato o benefício da compra é imediato, como códigos de desconto de produtos, frete grátis, ou algo personalizado como ganhar um produto na compra de outro. Esta é uma boa solução para estoque parado, mas não deixe isso virar rotina, se o seu cliente sabe que sua loja está sempre em promoção, ele vai evitar comprar no preço cheio.
Outra solução é investir em promoções que têm resultados de longo prazo. Nesse caso, você pode oferecer desconto para quem vai comprar pela primeira vez em sua loja, ou até mesmo divulgar compras de vale-presente. Dessa maneira você incentiva o seu cliente a consumir seu produto mais vezes.
No mundo online, os mínimos detalhes podem contribuir (e muito!) para o sucesso do seu e-commerce. Por isso, é importante pensar em todo o caminho que seu cliente faz, dentro e fora de sua loja, durante a experiência da compra. Faça o teste veja se sua loja virtual traz uma experiência tranquila e com todas as informações que seu consumidor precisa.
A experiência de compra envolve a navegação do site, o atendimento, a comunicação, os e-mails de compra, a embalagem, a entrega, tempo de envio e muito mais. Se a experiência do seu cliente for satisfatória, mais chances você terá dele voltar para outra compra e para indicar para o seu círculo social.
Para o pequeno empreendedor, muitas vezes não é viável a contratação de funcionários para atendimento online. Levando também em consideração que, na internet, as pessoas não necessariamente vão comprar seu produto em horário comercial, o atendimento se torna uma preocupação.
O chatbot é um sistema de inteligência artificial programado para enviar mensagens automatizadas, permitindo que o atendimento da sua loja fique funcionando 24 horas por dia. Essa opção requer um pequeno investimento, mas os benefícios são muitos! Com o chatbot programado, seu cliente pode tirar dúvidas facilmente e em tempo real, isso diminui até a taxa de abandono de carrinho, que normalmente acontece quando o consumidor tem uma dúvida não respondida.
O que achou das estratégias? Quais dessas você já usa? Conta pra gente!
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