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Atualmente, com a grande quantidade de dados disponíveis, é necessário saber como usá-los de maneira estratégica para otimizar os resultados da sua empresa. Entender em qual cenário o seu negócio está inserido é essencial para definir estratégias e tomar decisões. 

A análise de dados é uma forma assertiva de ajustar e otimizar os planejamentos da sua empresa. Através dela é possível melhorar tanto a performance operacional quanto a experiência do consumidor. Mas você sabe quais são, de fato, as vantagens da análise de dados para o seu negócio?

Continue lendo este post que iremos te explicar! 😉

Antes de tudo: trace os seus objetivos

Se a sua empresa tem presença digital, possivelmente você já se questionou sobre quais métricas são mais importantes para serem usadas como referência. A resposta é simples: depende. A importância de cada métrica varia de acordo com qual é o seu objetivo. 

Traçar o objetivo é o primeiro passo de qualquer estratégia. Não adianta querer saber tudo sobre dados se você ainda não definiu, de forma clara, quais são os objetivos da sua empresa. 

Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define”. – William E. Deming

Para definir uma estratégia de marketing digital que seja efetiva, é necessário fazer da análise de dados um processo contínuo. Ou seja, é preciso fazê-la antes, durante de depois de cada ação!

Qual é a importância da análise de dados? 

A análise de dados tem uma importância ainda maior quando falamos em marketing digital. Para obter resultados mais assertivos, e necessário embasar as decisões do seu negócio em informações reais. Ou seja, para minimizar os erros, otimizar o investimento e melhorar a performance, o ideal é realizar um trabalho constante, baseado na análise de números reais. 

A internet permitiu que as empresas pudessem traçar e analisar métricas de forma mais precisa e assertiva. Entretanto, no marketing digital, não basta ter uma pilha de documentos e relatórios se você não souber como analisar e usar essas informações de forma estratégica. 

Ou seja, as informações obtidas deverão ser usadas como base das tomadas de decisão e das estratégias de marketing digital, além de fornecerem insights para as empresas. Os dados precisam ser coletados, trabalhados e enriquecidos, através do cruzamento de informações que possibilitem a identificação de comportamentos, padrões e preferências do seu público, além de compreender tendências e fazer previsões mais assertivas sobre o consumidor e sobre o mercado.

O principal benefício da análise de dados é para que a empresa consiga se manter competitiva no mercado e à frente dos seus concorrentes, sendo relevante para os clientes e se tornando capaz de atender (e superar) suas expectativas. 

Porque fazer a análise de dados

Os benefícios da análise de dados são inúmeros. Com ela é possível conhecer melhor os seu público, desenvolver estratégias mais seguras, prever tendências e comportamentos, focar nas metas e melhorar os resultados da sua empresa. 

Conheça melhor o seu público e os seus clientes

Para traçar estratégias mais assertivas e conseguir se comunicar de forma personalizada com cada cliente é necessário conhecer bem o seu público. Ao realizar uma análise detalhada dos dados, você conseguirá entender melhor quais são as preferências de cada grupo de clientes, quais são suas necessidades e desejos. E, somente assim, impactar os consumidores de forma positiva e obter melhores resultados para a sua empresa. 

Trace estratégias seguras

Foi-se o tempo de traçar estratégias baseadas em achismos e intuições. A análise dos dados permite que você compreenda melhor o mercado e o perfil do público da sua marca, quais são as tendências para o seu nicho e como elaborar campanhas efetivas. Dessa forma, você conseguirá traçar estratégias mais seguras e assertivas, além de ter uma segurança maior a longo prazo para o seu negócio. 

Preveja as tendências do mercado

Além das vantagens citadas acima, a análise de dados também permite com que você preveja crises e tendências do mercado. Ou seja, analisando o comportamento do seu público e cruzando essas informações com dados do que está acontecendo no mundo, você conseguirá prever possíveis crises que possam atingir o seu negócio, além de prever como os seus clientes irão reagir a determinados estímulos da sua marca. 

Foque no que importa

Ao trabalharmos com métricas, é possível atuar de forma mais pragmática com as metas estipuladas, manter o foco e alcançar os objetivos traçados. 

Analisando todos esses pontos em conjunto, é nítido que a análise de dados é essencial para alavancar os resultados da sua empresa e otimizar seus investimentos. 

Como fazer análise de dados do seu negócio?

O processo de análise de dados pode ser dividido em três etapas: coleta, mineração e interpretação. Ou seja, primeiro é necessário coletar todos os dados que você obteve no período em questão. Depois, é hora de tratar os dados. Ou seja, separar os dados que são relevantes para você, a fim de identificar padrões e tendências, compreender o comportamento do consumidor, e outros aspectos relevantes para o seu negócio. 

Por fim, para que os dados sejam aplicáveis e possam ser usados no seu planejamento, é necessário transformá-los em informações claras e compreensíveis. A ideia é entender como atender às demandas e como as práticas da sua empresa podem ser otimizadas. A partir dessa análise, você conseguirá tomar decisões de forma mais racional e assertiva para a sua empresa. 

Google Analytics

O Google Analytics é uma das plataformas mais usadas para captar e analisar dados. O Analytics realiza todo o levantamento de dados de acesso em blogs, sites e e-commerces. Além disso, a plataforma oferece informações sobre acessos, interações e comportamentos dos usuários, que podem ser divididas para análises diferentes. 

Outra grande vantagem do Google Analytics é que ele é gratuito e todos os dados são apresentados em formato de gráficos e tabelas, o que facilita (e muito!) a leitura e a análise.

A análise de dados pode proporcionar diferenciais competitivos importantes para a sua empresa. Conta pra gente aqui nos comentários, você já analisa os dados da sua empresa? 

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