Válvula

O que são leads?

Frequentemente usado em um contexto de marketing, lead é um termo em inglês utilizado para qualificar um contato comercial, que tenha manifestado interesse por sua empresa.

Quando uma pessoa preenche um formulário, através da internet ou de algum lugar que a pessoa visitou, ocorre uma troca entre o conteúdo que você oferece e o contato que você recebe desse lead, que pode tornar-se um cliente em potencial para a sua empresa.

Um lead pode ser captado de várias formas diferentes: através do preenchimento de um cadastro em um ponto de venda, por meio de uma inscrição em um site, via e-mail, entre outras formas.

Parte importante desse processo deve ser destinada a entender melhor como é o seu público-alvo. Para isso, você deve analisar o seu público, o comportamento do lead, além de pesquisar o mercado em que as campanhas de marketing serão direcionadas.

Hoje vamos explicar um pouco mais sobre sobre esse assunto para que você  entenda melhor o que é lead e como pode consegui-lo.

A diferença entre o lead e um prospect

A principal diferença entre esses dois termos está no grau de maturidade do contato com o lead. Um lead é um contato simples, o qual a empresa possui apenas suas informações básicas sobre.

Ele pode acontecer de forma rápida, como responder um e-mail ou um formulário de salão de beleza, por exemplo, mas não pode ser considerado um cliente em potencial, ou seja, um prospect.

Quando queremos tornar os leads mais qualificados devemos direcioná-los ao time comercial. Isso só acontece depois de ter amadurecido o relacionamento entre a marca e o lead dentro do funil de vendas.

Para chegar nesse estágio, o lead já recebeu conteúdos relevantes sobre aquilo que ele busca, de maneira segmentada e de acordo com o seu perfil. Além disso, o lead também já passou pela etapa do meio do funil, onde são identificadas as necessidades que ele precisa, ou problemas que precisam ser resolvidos.

Até chegar nesse contexto, uma das principais tarefas do setor comercial, é converter leads em prospects. Aqui já estamos no fundo do funil de vendas. O intuito é qualificar leads através de ações de marketing precisas, com a intenção de convertê-lo em um cliente.

O que são leads qualificados?

Os leads qualificados são contatos comerciais os quais a empresa possui uma maior quantidade de informações sobre ele, para determinar a capacidade de segmentar e refinar o estímulo ou a abordagem comercial utilizada.

Suas qualidades são melhores em comparação com as de um lead normal. Eles, portanto, atendem aos critérios necessários para serem qualificados como um possível cliente. O lead qualificados são também denominados de lead premium.

Qualificação de lead

Qualificar o lead é um processo que visa desenvolver e estreitar relacionamentos com clientes em potencial. As etapas de qualificação consistem em:

  • Topo do funil: O estágio no qual o lead descobre que precisa de um produto ou um serviço para solucionar um problema.
  • Meio do funil: Aqui o lead já começa a pesquisar resoluções para o problema que ela identificou ter.
  • Fundo do funil: Quando finalmente o lead encontra uma marca ou empresa capaz de solucionar o problema, oferecendo um produto ou serviço.

A partir da sua matriz anterior, se o seu lead estiver qualificado, mas ainda não estiver pronto para entrar em contato com seus representantes de vendas, você iniciará um processo de maturação.

A ideia aqui é enviar mensagens direcionadas e de qualidade no momento certo, para que os clientes fiquem mais comprometidos com seus negócios, até que seu nível de comprometimento seja alto o suficiente para encaminhá-los às equipes de vendas.

CRM

Um software de CRM que visa gerenciar todas as interações que você tem com seus prospects e clientes, desde o contato inicial do até o pós-venda.

Não se trata apenas de armazenar dados de clientes. Mas sim, de um processo automatizado que visa otimizar suas oportunidades de negócios e efetivamente apoiar seu cliente em todas as etapas do funil de vendas.

Atualmente existem muitos softwares que oferecem a capacidade de automatizar tarefas, com baixo custo para que sua equipe possa concentrar-se em tarefas que agreguem mais valor à empresa, como criar e promover o seu conteúdo. Desta forma, a automação de marketing também pode ajudar na qualificação dos seus leads.

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