Válvula

O Google tem, de acordo com seu site oficial, 110 ferramentas e produtos desenvolvidos por eles, sendo 31 para empresas e negócios, 13 para desenvolvedores e 66 de uso geral. Quer saber o melhor de tudo? É que a maioria é de graça para usar!

A redação da Válvula selecionou 5 ferramentas gratuitas do Google para E-commerces para explicar com mais profundidade e tirar todas as suas dúvidas, para que você comece a usar agora mesmo e aproveite as suas vantagens.

Se você tem um comércio eletrônico, e-commerce, negócio digital ou loja virtual (chame como quiser) as ferramentas citadas nessa lista devem fazer parte tanto da sua estratégia de marketing digital, como do seu dia a dia.

Veja onde essas ferramentas podem otimizar o seu negócio:

  • Monitoramento geral.
  • Coletar dados e informações essenciais.
  • Gestão e Administração.
  • Insight de ideias.

Curioso para saber quais são essas ferramentas? Acompanhe com a gente e comece a usar os produtos do Google nas suas campanhas de marketing o mais rápido possível. Confira!

Google Analytics

Analytics do Google é uma conhecida ferramenta de análise de dados disponível na web e uma das mais usadas. Ela possibilita uma análise profunda de detalhes e dados de quem visita o seu site.

A ferramenta possibilita que você tenha insights valiosos que podem ajudar na hora de criar uma campanha nova, produzir um conteúdo novo ou até mesmo controlar quais produtos estão vendendo mais e quais precisam de atenção especial.

Google Analytics é muito completo e vem equipado com funções que possibilitam a coleta de dados automatizada (dados como idade, gênero, interesses, qual dispositivo estão usando e localização) e é muito fácil e intuitiva de usar, não é necessário conhecimentos avançados em marketing digital ou web design.

Google My Business

Google My Business é mais uma ferramenta gratuita do Google que possibilita que você gerencie dados como leads e clientes veem seu negócio em pesquisas no Google e Mapas. Configurando o seu negócio no Google My Business você pode incluir informações pontuais como: horário de funcionamento, link para acessar o site, endereço e como chegar.

Além de informações extras, mas também muito importantes como: fotos e reviews de clientes. Reviews de clientes são fundamentais para o sucesso de um e-commerce. De acordo com uma pesquisa publicada pela Bazaarvoice, 56% dos clientes online leem análises e reviews antes de comprar qualquer coisa.

As reviews do Google My Business são feitas por consumidores reais e é muito importante que você garanta a satisfação de todos seus clientes. A Válvula preparou um guia com 7 dicas de como fidelizar clientes para você entender melhor como garantir que seu cliente volte sempre.

Google Search Console

Google Search Console é a nossa terceira recomendação de aplicação gratuita que você deve investir! Funciona de forma parecida com o Google Analytics, mas o foco é um pouco diferente. Os principais dados que o Search Console analisa são relacionados ao SEO do seu site.

  • Principais termos procurados dentro do seu site.
  • URLs mais visitadas.
  • Número total de URLs indexadas pelo Google.
  • URL’s com erro de indexação.
  • Possíveis problemas de segurança do seu site.

O ponto mais importante do Search Console é permitir que o Google indexe o seu site. Logo nos primeiros passos da configuração do seu site no Search Console a ferramenta pedirá que adicione um arquivo na pasta raiz do seu site. Esse arquivo é o responsável por informar ao Google que esse site deve ser rastreado e indexado, portanto é fundamental que todas as páginas do seu e-commerce sejam indexadas.

Google Ads

Google Ads é uma poderosa ferramenta de anúncios do Google, onde você escolhe palavras-chave para anunciar. Cada palavra tem um custo específico. Funciona assim: quando alguém procura por sapatos no Google e você escolheu a palavra sapatos para anunciar, pode ser que essa pessoa veja seu anúncio.

O Google conhece muito bem os seus usuários para mostrar os anúncios certos para cada tipo de usuário. Mas antes de criar sua campanha, é preciso estabelecer um objetivo para sua campanha.

São diversos tipos de objetivo disponibilizados pelo Google para você escolher e anunciar. Cada objetivo tem um preço. Recomendamos que você leia com atenção essa página de Ajuda do Google Ads onde há especificado cada tipo de objetivo. Recomendamos também a leitura do guia completo sobre o  Google Ads da Válvula.

Google Adsense

Google Adsense, faz o caminho inverso do Google Ads, ao invés de anunciar, você vende espaço do seu site veiculando anúncios e ganhando dinheiro. Para isso, seu site precisa conter conteúdo escrito, com base nesse conteúdo, o Google entende do que se trata o seu site e escolhe os anúncios certos para o seu público-alvo.

Com o Adsense configurado, você terá uma lista de opções de campanhas de anunciantes e pode bloquear os que não gostar ou achar que não fazem sentido com seu site e autorizar aqueles que podem contribuir com uma boa experiência para o usuário.

No entanto, não é qualquer site que está habilitado para uma parceria com o Adsense. Para se afiliar ao programa de anúncios, seu site deve ter página de Contato e Sobre completas, blog atualizado, um site limpo e rápido. Imagens com direitos autorais sem a devida autorização ou crédito é um ponto negativo na avaliação do Adsense, por isso, evite!

Quais dessas 5 ferramentas você mais utiliza? Gostou das dicas? Acompanhe a Válvula nas redes sociais e não perca mais nenhuma dica para seu e-commerce!

 

Posts Relacionados

×