Válvula

Há alguns anos, especialistas previram que o e-mail marketing deixaria de ser uma estratégia de marketing eficiente e se tornaria um sinônimo de spam, já que novas ferramentas estavam surgindo. Porém, o e-mail marketing se consolidou como uma das ferramentas mais efetivas para aumentar as vendas e fidelizar o público, além de ter um baixo custo para as empresas.

Segundo uma pesquisa do Email Statistics Report, a previsão de usuários de e-mail para 2020 é de 3 bilhões de pessoas, ou seja, quase metade da população mundial. Diante deste cenário, as empresas que quiserem obter melhores resultados e aumentar suas taxas de conversão precisam saber usar essa ferramenta de forma correta.

Se você tem um e-commerce, o e-mail marketing pode ser a estratégia que faltava para alavancar as suas vendas. Se você ainda tem dúvidas sobre a eficácia do e-mail marketing, te convidamos a conferir as 5 dicas que separamos para você usar o e-mail marketing no seu e-commerce!

Fidelize o seu consumidor usando o e-mail marketing

O e-mail marketing é ideal para fidelizar os clientes do seu e-commerce. Ele permite que, através do histórico de compras, seja traçado um perfil de cada consumidor, com suas preferências e hábitos de consumo.

Com esses dados você poderá enviar e-mails apenas com produtos que são de fato relevantes para o cliente, aumentando significativamente suas taxas de abertura e conversão. Com a mensuração e análise do comportamento, montar uma campanha personalizada para os interesses do cliente se tornará uma tarefa bem mais fácil. 

Além disso, o e-mail marketing permite uma tratativa mais pessoal, pelo nome ou apelido do cliente. Esse toque de pessoalidade faz com que a pessoa entenda aquela mensagem como feita especialmente para ela, e não como tendo sido uma mensagem replicada para outros inúmeros contatos.

Reative carrinhos abandonados

Com certeza você já adicionou algum produto ao carrinho de compras e, por qualquer motivo, fechou a janela e foi fazer outra coisa, certo? Isso é super comum. Mas, nem sempre significa que não estamos interessados naquele item. Afinal, se colocamos ele no nosso carrinho é porque temos interesse em adquiri-lo em algum momento. 

Nessa situação, os e-mails de carrinho abandonado dão aos seus contatos uma segunda chance de comprar. Além de conter um aviso de que o produto adicionado ao carrinho ainda está disponível e um link direto para o produto, o e-mail pode conter uma seleção de produtos semelhantes ao que o consumidor selecionou, bem como incentivos para finalização da compra, como cupons ou brindes.

Cerca de 44% dos e-mails de carrinho abandonados são abertos pelos clientes. Enviar um e-mail entre 1 e 3h após o abandono do carrinho pode aumentar, em média, suas taxas de conversão em 20%. Após 24h, enviar um segundo e-mail para os contatos que ainda não efetuaram a compra pode melhorar as taxas de conversão em até 50%.

Divulgue promoções e novidades

Sejamos sinceros, todo mundo ama uma promoção! Por isso, enviá-las em primeira mão para os seus contatos pode ser uma ótima forma de aumentar suas vendas. Isso porque seus clientes se sentirão mais exclusivos, e entenderão os seus e-mails como sendo uma vantagem para eles. 

Além disso, quando uma pessoa recebe um cupom de desconto, ou fica sabendo de alguma promoção imperdível, é comum que, além de realizar uma compra, comente com seus amigos e familiares, o que pode resultar em novos clientes para o seu e-commerce. 

Por isso, para aumentar ainda mais suas conversões, invista em promoções especiais para quem faz parte da sua lista de e-mails ou divulgue as novidades e descontos em primeira mão para eles. Vale lembrar que, por ser um canal mais personalizado, o e-mail marketing permite que você envie esses descontos apenas para pessoas que de fato gostariam de recebê-lo. 

Crie conteúdo relevante

Dê dicas e informações úteis para o seu cliente, que tenham relação com o segmento que você atua. Mais do que apenas vender seu produto, é preciso dosar ofertas e relacionamento com o seu público, para que ele também sinta que está ganhando algo de você.

Crie conexões reais entre você e o seu cliente, oferecendo conteúdo relevante, atribuindo valor à sua marca. Assim você conseguirá promover os seus produtos sem “cansar” demais os seus clientes. 

Resgate clientes inativos

As ofertas são uma ótima maneira de recuperar clientes que já compraram com você, mas que estão inativos há algum tempo. Para isso, analise o histórico de compras do usuário e entenda melhor qual é o estilo de produto que ele costuma consumir. Com essas informações é possível, por exemplo, informar sobre promoções relâmpagos de itens similares aos produtos que ele costuma comprar.  

Além disso, oferecer descontos em produtos que ele tem interesse ou mandar um e-mail contando as novidades e lançamentos de produtos similares são uma boa forma de atraí-lo de volta para o seu site.

Ainda tem alguma dúvida? Deixe aqui seu comentário! 

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