Válvula

Se você trabalha com marketing digital ou tem um e-commerce, com certeza já se deparou com algum termo ou sigla que não sabia o significado. Para facilitar a sua vida, listamos abaixo os principais termos do marketing digital, juntamente com uma breve explicação do que significa cada um deles.

Termos gerais do marketing digital

CRM

Customer Relationship Management (ou, em português, Gerenciamento de Relacionamento com Clientes) é uma sigla que se refere a uma abordagem com foco no cliente. Os softwares de CRM oferecem soluções que abrangem a organização, armazenamento de informações e controle dos contatos e níveis de proximidade de fechamento de negócio ou relacionamento atual da carteira de clientes. Isso garante tanto uma aquisição de clientes quanto um relacionamento.

CRO

Trata-se da sigla para Conversion Rate Optimization (Otimização da Taxa de Conversão). Como o próprio nome diz, as estratégias e testes de CRO visam maximizar a taxa de conversão alterando elementos das páginas.

CTA

Chamada para ação, ou Call to Action. São palavras e expressões que estimulam o usuário a realizar uma ação específica. Para isso, são usados verbos no imperativo. Alguns exemplos comuns de CTAs que você já deve ter visto por aí em posts e anúncios são: compre agora, aproveite, deixe um comentário aqui embaixo, etc.

Funil de vendas

O funil de vendas é representado por uma pirâmide invertida dividida em 3 partes que representam a jornada de compra do cliente. O funil é dividido em Topo, Meio e Fundo. 

  • Topo de funil (ToFu): estágio inicial de um lead na jornada de compra. Durante esta etapa, são apresentados para o visitante do site, ou para a sua audiência nas redes sociais, conteúdos mais rasos e introdutórios com o objetivo de mostrar para essa pessoa que ela tem um problema que você consegue resolver através do seu produto ou serviço. Assim que a pessoa entende essa informação e passa a acompanhar o seu perfil ou se cadastra no seu formulário, podemos dizer que ela se tornou um prospect. 
  • Meio de funil (MoFu): aqui o seu prospect já está em um estágio intermediário da jornada de compra. Nesse momento, ele já tem consciência do problema e precisa de mais informações para, finalmente, realizar a conversão. Por isso, os materiais de meio de funil têm como objetivo fortalecer o relacionamento e a credibilidade que a empresa tem com o potencial cliente e gerar demanda pelo produto ou serviço que a empresa oferece. 
  • Fundo de funil (BoFu): estamos quase lá! Chegamos na etapa em que o prospect já foi aquecido, ou seja, entendeu que tem um problema que a empresa é capaz de resolver e já confia nela. Agora é o momento de fazer uma oferta e mostrar suas qualidades para transformá-lo em um lead.

Landing Page

Uma landing page é uma página criada com um objetivo de conversão específico. Geralmente, são usadas para capturar e-mails através de formulários de cadastro ou para enfatizar a venda de um produto específico da empresa. 

Lead

Ok, falamos em lead ali em cima mas, o que esse termo significa? Lead é uma pessoa que demonstrou interesse pelo que você ofereceu (um material, evento, informações sobre a empresa, etc.) e deixou os seus dados (como e-mail e telefone) em um formulário de conversão. Chamamos essa pessoa de potencial cliente.

Keyword

Em português, keyword significa palavra-chave. Trata-se do tema principal abordado em um texto ou de um termo de busca, que descreve o seu produto ou serviço, usado para determinar quando e onde o seu anúncio será exibido. 

Marketing de conteúdo

Trata-se da produção estratégica de conteúdo para atrair leads, construir uma comunidade engajada, gerar vendas e construir autoridade em um nicho. O conteúdo também é uma estratégia básica de SEO.

Nutrição de leads

A nutrição de leads é uma técnica para aquecer a sua base de potenciais clientes, através de uma sequência de e-mails que conduzem o lead para a compra. Os e-mails geralmente contém conteúdo de valor sobre o tema, produto ou serviço que o lead demonstrou interesse ao deixar os dados. 

Remarketing ou retargeting

Consiste em re-impactar um usuário que já teve uma interação prévia com a marca antes, seja através do site ou das redes sociais, com anúncios.

Segmentação de leads

Para otimizar os resultados das campanhas de e-mail marketing, é recomendado segmentar a base de contatos de acordo com critérios que sejam relevantes. Segmentações comuns são, por exemplo, para pessoas que abrem os e-mails frequentemente, abrem às vezes ou quase nunca abrem; por idade; por região; ou por interesse. 

Realizar essa segmentação permite que cada pessoa receba um e-mail mais personalizado e coerente com os seus interesses, aumentando a identificação com a  marca e a conversão. 

Webinar

Abreviação de seminário Web, trata-se de um conteúdo em vídeo – como, por exemplo, uma aula, palestra ou debate – exibido para um grupo seleto de pessoas ao vivo ou gravado. 

Taxonomia

Técnica de classificação usada para definir a nomenclatura das campanhas, conjuntos de anúncios e anúncios. 

Dashboard

Interface gráfica que permite a fácil visualização dos principais indicadores de desempenho das contas de anúncios. 

Métricas importantes

Taxa de conversão

Porcentagem de visitantes que realiza a conversão desejada. Por exemplo, em um e-commerce, se a taxa de conversão do seu site é de 20%, quer dizer que a cada 100 pessoas que visitam o seu site, 20 realizam uma compra. 

CAC

Custo de Aquisição de Cliente. Essa métrica permite que a empresa saiba quanto está gastando para conquistar cada novo cliente. Existem 2 formas de se calcular, uma é a da plataforma e outra é o fechamento interno do cliente pois nem todo lead se transforma em um cliente efetivo.

CPC

Custo por Clique. É uma forma de cobrança de serviços, como anúncios pagos do Google Ads ou Facebook Ads, onde a empresa anunciante paga pelo número de cliques recebidos em um anúncio. 

CPA

Custo por Aquisição. É o valor que você pagou para conseguir a conversão desejada. No caso acima seria um pedido no e-commerce e o custo de aquisição foi de um pedido / cliente.

CTR

Click Through Rate, ou taxa de clique, em português, é a métrica que mostra o número de cliques dividido pelo número de impressões de um anúncio. O CTR baixo é um indicativo de que o anúncio deve ser otimizado porque, por terem poucos cliques, talvez não esteja aderente ao público alvo.

KPI

Key Performance Indicators, ou Indicadores Chave de Performance, em português. São indicadores definidos para medir o progresso das suas ações para atingir uma determinada meta. 

MRR

Monthly Recurring Revenue. Em português, Receita Recorrente Mensal. Trata-se do valor que a sua empresa recebe, mensalmente, de um único cliente.

LTV

Lifetime Value of Customer (ou Valor do Tempo de Vida de um Cliente). Esse indicador é uma previsão do lucro líquido atribuído a todo relacionamento futuro com um cliente. Para calculá-lo, é usada a fórmula:

Valor do seu ticket médio x Média do número de transações por cliente por ano x Média de anos de relacionamento

ROI

Retorno Sobre Investimento (Return on Investiment). É a razão entre o dinheiro ganho, ou perdido, e o valor investido. Ou seja, um ROI acima de 1 mostra que você está ganhando dinheiro enquanto um ROI abaixo de 1 significa que você está perdendo dinheiro. 

ROAS

Retorno sobre o investimento publicitário. Ou seja, quanto a empresa está ganhando ou perdendo em relação ao valor gasto com marketing. A diferença entre ROAS e ROI é que o ROAS leva em consideração, somente, os ganhos e gastos com publicidade. 

SEM

Marketing de Ferramenta de Busca ou Search Engine Marketing, em inglês. Consiste em um conjunto de técnicas que têm como objetivo promover uma página ou site nas páginas dos buscadores, como Google, Bing e YaHoo. Geralmente, dividimos o SEM em SEO e anúncios de links patrocinados, como Google Ads.

SEO

Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de de Busca). Trata-se de um conjunto de técnicas, métodos e estudos que têm como objetivo melhorar o posicionamento do seu site nas páginas dos mecanismos de busca.

Caso queira saber mais sobre SEO, recomendamos que veja este artigo aqui do nosso blog. 

Visitante único

Quando um usuário entra mais de uma vez em um site e tem um cookie instalado em seu computador, será contabilizado como o mesmo visitante em diferentes ocasiões. Assim, é possível saber quantos visitantes de fato o site teve, sem contar o mesmo usuário mais de uma vez. 

Usuários e Usuários ativos

Métrica que mostra quantas pessoas, novas e recorrentes, visitaram  seu site em um determinado período. 

Novos usuários

Quando uma pessoa acessa o seu site, um identificador é atribuído ao visitante. Ele permite saber se o usuário é novo ou retornante. Sabendo disso, é considerado novo usuário o visitante que teve apenas uma sessão no período analisado.

Sessão

A sessão é o período de tempo que o usuário está ativo no seu site ou aplicativo. Porém, por padrão, caso um usuário acesse o site e permaneça inativo por 30 minutos ou mais, qualquer atividade futura será atribuída a uma nova sessão. Da mesma forma, se um usuário sai do seu site e retorna em menos de 30 minutos, é contabilizado como parte da sessão original.

Taxa de rejeição

É a porcentagem de todas as sessões do seu site nas quais os usuários visualizaram somente uma página e acionaram apenas uma solicitação ao servidor do Google Analytics. Caso você tenha um site de página única, como um blog, ter a taxa de rejeição alta é perfeitamente normal. Porém, se o sucesso do seu site depende da visualização de mais de uma página pelos usuários, a alta taxa de rejeição é um indicativo de que são necessárias otimizações. 

Ticket médio

É a média de valor que cada cliente gasta em uma determinada loja virtual.

Alcance

A métrica alcance mostra o número total de pessoas que visualizaram um determinado anúncio. 

Impressões

Número de vezes que o seu site ou anúncio foi visto pelos usuários. Por exemplo, se uma pessoa ver o seu anúncio duas vezes, será contabilizado 1 para alcance e 2 para impressões. 

Receita

Valor recebido por uma empresa em um determinado período de tempo. Nesse valor, estão contabilizadas as arrecadações totais das transações do e-commerce, incluindo impostos, envio e outras taxas. 

Blogs, sites e conteúdo

Alternative text (ou Alt text)

Consiste no texto usado para descrever uma imagem na web. As ferramentas de busca leem o Alt Text da imagem para entender melhor sobre o que se trata o conteúdo publicado. Além disso, caso o navegador não consiga carregar a imagem, o texto será exibido em seu lugar. 

Anchor text

É um link em formato de texto que leva o usuário para algum ponto da página. Normalmente, esse texto aparece sublinhado e em uma cor diferente do restante do texto. O anchor text também ajuda as ferramentas de busca a entender o destino do link.

API

Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicação). Refere-se ao conjunto de padrões que permite que um software interaja com outro, geralmente realizado em integrações ou extração de dados.

Autoridade da página (PA)

É a relevância que uma página tem para o algoritmo do Google. Para que a sua página ganhe autoridade, fatores como a quantidade de vezes que a sua página foi linkada por outras páginas e o tempo de permanência do usuário nela são levados em consideração. 

Autoridade do domínio (DA)

É a relevância que o seu domínio tem para o algoritmo do Google. A relevância do domínio é medida de acordo com diversos fatores, assim como a autoridade da página. 

Tráfego orgânico

Tráfego oriundo da busca orgânica de uma palavra-chave nos mecanismos de busca, onde o seu site é encontrado e acessado pelo visitante. Como “orgânico” pressupõe gratuito, quanto melhor colocado o seu site estiver nos mecanismos de busca, mais tráfego orgânico ele irá gerar. 

Cookie

Pequeno arquivo de computador, ou pacote de dados, enviado por um site para o navegador do usuário ao visitar um site que guarda algumas informações relevantes para os anunciantes.

Campanhas

Orçamento ou investimento

Valor que o anunciante se dispõe a pagar por dia, semana ou mês, em uma campanha. É importante lembrar que, no dia,  a plataforma escolhida pode gastar um valor próximo do selecionado – às vezes um pouco mais e, às vezes, um pouco menos.

Saldo

Quantidade de dinheiro disponível na conta de anúncios para ser gasta.

Custo

Valor que foi, efetivamente, gasto na conta, durante o período de tempo selecionado. 

Campanha

Em Facebook Ads, o seu anúncio precisa de três partes para veicular: uma campanha, um conjunto de anúncios e um anúncio. Essas três partes compõem o que chamamos de estrutura de campanha. O objetivo da publicidade é decidido no nível de campanha como, por exemplo, alcance, conversão, tráfego ou engajamento. 

Já no Google Ads, podemos definir uma campanha como sendo um conjunto de grupos de anúncios (anúncios, palavras-chave e lances) que compartilham do mesmo orçamento, segmentação e outras configurações. Com frequência, as campanhas são usadas para organizar categorias de produtos ou serviços oferecidos pelo anunciante.

Criativo

Foto, imagem ou vídeo usado nos anúncios. 

Ativo(a)

Refere-se ao status da campanha ou do anúncio. Quando a campanha ou o anúncio está ativo, quer dizer que o(s) anúncio(s) estão sendo exibidos.

Desativo(a)

Também refere-se ao status da campanha ou do anúncio. Todavia, quando a campanha ou o anúncio está dsativo, quer dizer que o(s) anúncio(s) não estão sendo exibidos.

Termos do Google Ads

Grupos de anúncios

Agrupamento de anúncios com temas em comum e que compartilham do mesmo grupo de palavras-chave. 

Anúncio

Divulgação em sites e aplicativos por meio de textos, vídeos, imagens e animações. 

Canais

Locais onde os seus anúncios podem ser exibidos, como sites relevantes e aplicativos que fazem parceria com o Google. 

Público alvo

Grupo de pessoas que possuem características em comum, como interesses em um mesmo assunto.

Extensões de anúncios

Ferramenta para exibir informações adicionais nos anúncios como, por exemplo, links, números de telefone, botões de chamada e outros. 

Grupo de produtos

Organização do inventário de produtos que serão anunciados no Google Shopping. 

Palavras chave negativas

Palavras, termos e frases que, quando pesquisadas, impedem que os seus anúncios sejam exibidos. 

Dimensões

Atributos da métrica como, por exemplo, o período. 

Termos do Facebook Ads

Anúncio

Vídeo, foto ou carrossel que determina o que você está anunciando e para onde a pessoa será direcionada ao clicar. 

Podemos dividir os anúncios em Post Patrocinado ou Dark Post. Post patrocinado é um post que foi publicado ou no Facebook ou no Instagram e que é impulsionado para um determinado objetivo. Dark Post (ou DP) é um anúncio que não aparece publicado no perfil do anunciante nas redes sociais. 

Conjunto de anúncios

Estrutura que agrupa anúncios. É no conjunto de anúncios que os locais de exibição do anúncio são definidos, bem como para quem eles serão exibidos. No Facebook Ads, a quantidade de conjuntos de anúncios é a responsável por determinar o orçamento diário mínimo de uma campanha. Cada conjunto exige o mínimo de US$1 por dia para veicular. 

Público de interesses 

Também chamados de públicos salvos ou de direcionamentos detalhados, são públicos definidos com base em uma seleção de interesses, dados demográficos e comportamentos em comum.

Público personalizado

Público composto por pessoas que já demonstraram interesse ou interagiram com a sua marca. Os públicos personalizados podem ser criados a partir dos contatos dos seus clientes, interação com perfis do Instagram e páginas do Facebook, além de tráfego para o seu site, página ou aplicativo. 

Público semelhante (lookalike)

Público composto por pessoas semelhantes aos seus públicos personalizados. 

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