Válvula

O e-mail foi o primeiro canal de comunicação pessoal na internet e até hoje sobrevive mais forte do que nunca. Seja de propaganda, newsletters, mensagens profissionais e até bate-papo. Recebemos e-mails diariamente e checá-los é a primeira coisa que a maioria das pessoas fazem no começo do dia.

E-mail marketing é o contato das empresas com seus clientes, pois é com ele que ocorre a manutenção na relação empresa/consumidor de forma mais formal. Uma valiosa forma de divulgação para qualquer negócio. O intuito aqui é a divulgação de promoções, convites e ofertas. O importante é converterleads. A Válvula preparou um artigo completo sobre disparo de e-mail marketing e como converter os seus contatos em vendas. Confira!

Entenda os seus clientes

Não é porque você tem uma lista de contatos dos seus clientes que vai mandar sua nova campanha de e-mail para todos eles. Por exemplo, se você vende tênis e tem um grupo de clientes que só compra Nike e sua campanha conta com um desconto para Adidas, talvez esse cliente não seja o ideal para esse e-mail marketing.

É necessário estabelecer grupos com base no comportamento dos clientes. O disparo de e-mail marketing é um ponto chave de sua campanha publicitária. Estude seus clientes e estabeleça grupos determinados, feito isso, crie as suas campanhas de e-mail marketing para esses determinados grupos.

Caso sinta necessidade de entender melhor seus clientes, mande um formulário de quais tipos de e-mail marketing ele deseja receber, assim, além de respeitá-los mais, você também entenderá melhor os interesses que eles possuem. Com isso, você fará um marketing digital mais segmentado. É bom para os dois lados.

Gerenciar bases é o termo do marketing para segmentação de público. A criação de conteúdos segmentados deve seguir com critério de acordo com os estudos do seu público. Isso evita que você mande várias vezes o mesmo e-mail ou um parecido, para o mesmo cliente que não interagiu ou não se interessa pelo assunto.

Disparo de e-mail marketing é muito eficiente

De acordo com uma pesquisa publicada pela Experian Marketing, e-mail personalizado e com design responsivo é a melhor estratégia de marketing pois gera seis vezes mais taxas de transação comparado com o posicionamento orgânico e de redes sociais.

Sabemos que para maximizar as vendas é preciso trabalhar todas as ferramentas de marketing disponíveis, mas saber qual funciona melhor é indispensável para priorizar os investimentos.

Para um bom e-mail marketing, é necessário criar mensagens adaptadas às expectativas e ao comportamento do seu público-alvo. Nada melhor do que receber o que está procurando, direto no seu e-mail e ainda com desconto.

Para tornar efetivo o envio de e-mails, é importante conhecer a sua meta e suas personas. A ideia é enviar a mensagem certa no momento certo, e por isso, torna-se essencial entender realmente os problemas do seu alvo e as questões que ele coloca.

Objetivos Específicos

O disparo de e-mail marketing deve ser levado a sério. Para atingir os resultados desejados você deve se preocupar com a satisfação do cliente. Se o seu interesse com essa estratégia é só vender, está indo pelo caminho errado. Use o e-mail marketing como manutenção da relação com seu cliente e certamente ele comprará mais.

Empresas precisam vendem, isso é certo. No entanto, a venda vem como consequência de uma relação bem construída. Essa relação envolve o aprimoramento dos canais de comunicação, principalmente via e-mail.

Para desenvolver seu volume de negócios, você deve se tornar mais visível, ganhar nova participação de mercado, gerar mais tráfego em seu site, mais citações, bem como mais contatos de entrada e engajamento nas redes sociais.

Conhecimento profundo do alvo

Um e-mail marketing é uma boa oportunidade para você entregar uma mensagem. Esta mensagem deve ser, clara, direta e sedutora. Entenda quais são as necessidades, expectativas, comportamentos, preocupações e interesses do seu público-alvo. Desta forma, você terá uma mensagem certeira!

Para criar um e-mail eficaz, muitas vezes será necessário segmentar seu banco de dados de contatos para adaptar melhor a sua mensagem. Somente um estudo completo do seu público-alvo permitirá que você segmente o disparo de maneira ideal.

Além disso, é essencial levar em conta a maturidade do seu cliente em potencial para enviar-lhe o e-mail perfeito.

Um comprador que acabou de se tornar ciente não terá as mesmas necessidades de comunicação de um cliente antigo. Para os novatos, apresenta uma boa primeira impressão. Garanta que todos os seus clientes abram o seu e-mail.

Para criar um e-mail que permita que você atinja suas metas, você deve se esforçar para garantir que ele seja aberto pelo destinatário, se ninguém o abir, o seu objetivo não será alcançado.

A estrutura do e-mail marketing

Agora que você conhece o seu público-alvo, você precisa fazer tudo para que ele deseje abrir o seu e-mail. O disparo de e-mail marketing é uma estratégia que deve ser sempre otimizada, confira as nossas dicas:

O nome do remetente

Prefira uma identidade mais pessoal, mas ao mesmo tempo formal, como seu primeiro nome ou “A equipe NOME DA EMPRESA”, por exemplo. Ou crie um personagem que sempre irá fazer o contato com o seu cliente. Como é o caso da MagazineLuiza com a “Lu”.

O assunto do seu e-mail

O assunto deve ser muito claro com relação ao seu objetivo, de forma direta e concisa. Seu título não deve ser muito longo para ler na íntegra em um smartphone e também não perder o cliente com um título muito longo. Seja breve, mas lembre-se que não pode parecer outra coisa a não ser aquilo que realmente deseja informar.

Um exemplo: muitas plataformas de cursos online enviam e-mails com o título “Não perca o seu certificado” mas quando você abre a mensagem, ela está te avisando que ainda não fez a última aula disponível. Por isso, essas práticas devem ser evitadas.

O Pre-header

O pre-header é aquilo que vai antes do cabeçalho do seu e-mail. Pode acontecer de alguns e-mails não carregarem as fotos como foi planejado pela empresa. Nesses casos, indique um link para seu cliente clicar caso o e-mail pareça estranho, ou sem as imagens.

Por exemplo: “Vision Center – Lentes de Contato e Óculos para você. Caso não esteja visualizando as imagens, acesse aqui”.

Ao clicar no link, o cliente é redirecionado para uma página hospedada no site da empresa.

Um pre-header eficiente é uma ferramenta que pode evitar que seu cliente fique confuso caso não visualize o e-mail corretamente e ele garante uma vantagem interessante em relação aos seus concorrentes.

No entanto,  a empresa deve escolher qual tipo de mensagem usar no pre-header, um link para o site, ou qualquer outra mensagem. Todos esses pontos, cabem estratégias por parte da empresa.

O momento do envio

Outro critério que influencia diretamente a taxa e o sucesso da sua campanha de e-mail marketing é o tempo de envio. Cada empresa tem seu tipo de cliente, faça testes e estude se os clientes abrem mais no final de semana ou durante a semana, quais os horários são melhores e quais horários vendem mais.

Com essa análise feita você estabelecerá qual melhor dia e horário para disparar os e-mails. Mas lembre-se: esse horário pode variar conforme os grupos de clientes que existirem na sua base. O disparo de e-mail marketing deve ser sempre cauteloso.

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