O e-mail foi o primeiro canal de comunicação pessoal na...
Leia maisCanais de marketing são os caminhos que os produtos ou serviços de uma empresa passam até chegar a um cliente. Esses caminhos são muitos e conforme o avanço do marketing digital esses canais aumentam em número e melhoram sua qualidade.
Empresas estão adotando novos canais de marketing digital cada vez mais, para fazer com que seus produtos sejam cada vez mais vistos e logo, comprados. Os canais de marketing podem ser tanto online como offline.
Assim como na teoria da comunicação, onde o canal é o meio percorrido pela informação, que conecta o transmissor ao destinatário, no marketing é a mesma coisa, mas a mensagem é seu produto e o canal é o elo entre empresa e consumidor. Esse trajeto é conhecido como a jornada de compra.
Nesse artigo a Válvula preparou um guia completo com dados e exemplos para você entender e saber escolher os melhores canais de marketing para o seu negócio. Confira!
Não existe fórmula mágica, cada negócio é único e o público também. Para identificar os canais certos para investir você deve investigar e conhecer muito bem o seu público-alvo e como ele conhece ou como quer conhecer seus produtos.
Quanto maior o número de canais de marketing que estiver atuando maiores são suas chances de atingir mais públicos. Mas atenção: os diversos canais de marketing existentes são diferentes uns dos outros e por isso atingem públicos distintos.
Trabalhar com muitos canais demanda tempo e dinheiro e para não desperdiçar esforços será necessário escolher os que funcionam melhor para sua empresa. Por isso, estude bem os canais disponíveis para começar investindo e atingir seu público-alvo de forma certeira.
Não tenha medo de arriscar. Aplique os conceitos de Growth Hacking, testando todos os canais disponíveis, assim, você identifica os melhores, sempre registrando em um documento o que deu certo e o que não deu, mas é muito interessante testar todos os canais.
É importante também, lembrar que a estratégia de comunicação em cada canal deve ser singular e específica, pois há diferenças fundamentais entre os meios. Essas diferenças podem ser com relação à faixa etária, interesses e até classe social. Abaixo, falaremos com mais profundidade de alguns dos mais comuns que recomendamos você investir.
Um bom exemplo é com relação a rede social LinkedIn, onde o seus usuários estão interessados em relações profissionais e não encontrar aquele antigo amigo da escola que nunca mais viu. Para cada umas dessas redes, é necessário sua própria estratégia. A Válvula também preparou um guia completo de LinkedIn para empresas. Confira!
Um cliente vê um anúncio, resolve procurar o nome do produto no Google, lê todas as reviews e análises que encontrou. Se identificou? Antes de adicionar ao carrinho e comprar nós pesquisamos e muito sobre os produtos que nos interessam.
A sua estratégia de marketing de conteúdo deve responder ao cliente interessado todas as dúvidas que ele possa ter. É melhor que você, como fonte oficial, explique sobre o produto do que alguém que não sabe o que está falando. Caso o cliente não encontre fontes oficiais ele acreditará em qualquer coisa que encontrar sobre seu produto.
Uma estratégia de marketing de conteúdo é fundamental, com ela que você irá definir de que forma será produzido e distribuído todo o material relacionado ao produto, esses materiais podem ser artigos para blogs, livros e e-books, publicação de fotos e vídeos em redes sociais e outros.
Para que seu cliente te encontre primeiro você precisa de um site com SEO forte e eficiente. Além da produção de conteúdo, SEO também é um conjunto de esforços para tornar seu site mais rápido e otimizado, todos esses esforços para conseguir melhores na busca orgânica.
A Válvula tem um artigo bem detalhado explicando a diferença de inbound e outbound marketing para seu negócio.
Google Ads, Facebook para Empresas, Youtube, Spotify, você escolhe! São inúmeras as plataformas onde sua empresa pode investir em anúncios pagos. Os anúncios do Google por exemplo, são feitos com base em palavras-chave.
Por exemplo, se você quer que seu anúncio apareça quando um usuário procurar por “lente de contato colorida” é só escolher essa palavra-chave para anunciar. É importante lembrar que cada palavra chave tem um valor, que é estabelecido de acordo com dificuldade dessa palavra.
É possível também escolher essas palavras-chave mas ao invés de vender um ítem, você oferece que cliquem em seu anúncio para conhecer seu site, isso gera tráfego direto para seu site. Os anúncios, tanto para vender ou para conseguir mais tráfego no site são muito interessantes e econômicos pois permitem que você controle suas despesas e gaste somente o necessário.
Você pode configurar um valor a ser gasto com anúncios por dia, por semana e até por mês. Um bom anúncio não se faz de primeira! Ter acesso a alguns dados gerais sobre seu público alvo pode ajudar a escrever anúncios bem sucedidos.
Dados como, quais produtos seu público está procurando ou qual linguagem/tom de voz usar para se comunicar com eles podem te ajudar a escrever anúncios melhores. Esses dados, são coletados com tempo de estudo sobre seus consumidores.
Mas caso perceba que seus anúncios não estão funcionando é só pausar aqueles mais fracos e investir em outros. Certifique-se que sua oferta é atraente para seus clientes, não adianta vender ventilador para quem só se interessa por ar-condicionado.
Além de poder anunciar nas redes sociais empresas podem usar as mídias sociais para promover o seu negócio e abrir canais de comunicação direta com seus consumidores. As estratégias de marketing voltadas para mídias sociais atingem números altíssimos de alcance de público e o melhor de tudo, não custa um centavo!
No entanto é necessário dedicar tempo e mão de obra para se destacar dos demais e envolver seu cliente com conteúdo de qualidade. Para isso, faça como no marketing de conteúdo, crie conteúdo textual e gráfico. É muito importante que sua parte visual esteja impecável, pois nas redes sociais só paramos de rolar o feed quando algo realmente interessante nos chama atenção.
Faça promoções, explique sobre seus produtos e serviços, resolva as possíveis dúvidas de seus clientes, converse com eles, ofereça que deixem o feedback, em casos de avaliações negativas faça de tudo para converter aquele cliente insatisfeito em alguém que voltará a comprar.
Faz pouco tempo que a Válvula publicou o artigo Disparo de e-mail marketing: como vender mais mandando e-mails, onde você verá tudo sobre e-mail marketing e como aumentar suas vendas com eles.
De acordo com a Experian Marketing, e-mails marketing são a melhor estratégia de marketing digital que sua empresa pode investir, geram até 6 vezes mais conversões que posicionamento orgânico, redes sociais e marketing de conteúdo.
Por isso não perca tempo e comece a trabalhar esses 4 estratégias com seriedade que certamente terá mais vendas, melhor relacionamento com cliente e mais exposição da sua marca e produtos.
Além desses 4 poderosos canais de marketing, muitas empresas também investem para ocupar esses canais:
Agora que já conhece bem jornada da compra e as 4 estratégias de marketing digital mais comuns do universo das vendas online é hora de estudar bem o seu público alvo e fazer melhor do que seus concorrentes.
Escolha seu canal de marketing para investir, se precisar mais que um, faça conteúdo de qualidade, torne-se um aliado do seu consumidor. Invista em mídia paga, link building em artigos do blog e banners de qualidade para redes sociais.
Marketing digital é isso! Todo esforço gera resultado. Se sobrou dúvidas dê uma olhada no nosso blog, ou procura a gente nas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn e boas vendas!
O e-mail foi o primeiro canal de comunicação pessoal na...
Leia maisSe você quer saber estratégias eficientes para fidelizar clientes no...
Leia maisVocê sabe o que são gatilhos mentais? Gatilhos mentais são...
Leia maisUma das grandes vantagens do marketing digital é a sua...
Leia mais